Por Taynara Lima
Foto de Noom Peerapong em Unsplash
É inegável que grande parte das produções audiovisuais são feitas para gerar entretenimento. No entanto, muitas obras conseguem ir além, oferecendo aprendizado e levantando debates pertinentes.
Pensando nisso, selecionamos cinco filmes que vão te ajudar a entender melhor as temáticas da comunicação, mídia e das novas tecnologias.
Mídia, poder e sociedade
Cena do documentário Mídia, poder e sociedade.
Produzido pela TV Senado em 2004, o documentário aborda a influência da mídia na sociedade brasileira. Através de depoimentos de jornalistas, como Cremilda Medina, Renata Lo Prete, Ziraldo, Alberto Dines, Mino Carta, Sidney Basile e Franklin Martins, o filme contextualiza a mídia no Brasil, do impresso às mídias eletrônicas, sendo possível analisar o poder da imprensa e, consequentemente, entender melhor a sociedade.
Lançado há mais de dez anos, a obra, do diretor Aluízio Oliveira, apresenta questões que ainda são consideradas urgentes e debatidas atualmente, como: a concentração de poder da mídia brasileira e o marco regulatório, necessário não só para democratizar a informação, mas também produzir conteúdos que reflitam a identidade nacional, gerando uma maior representatividade. “Mídia, poder e sociedade” está disponível no Youtube.
Uma Onda no Ar
Para falar de regulação da mídia, é essencial também entender o que é comunicação comunitária. O filme “Uma Onda no Ar” conta a história da Rádio Favela, um dos maiores exemplos de rádio comunitária do Brasil, expondo o processo de formação da rádio de Belo Horizonte, criada no início dos anos 80.
O longa nacional, dirigido por Helvécio Ratton, apresenta o funcionamento de uma rádio comunitária e a importância do papel social que esse veículo representa. Além disso, o filme também nos mostra todas as dificuldades enfrentadas pelo personagem principal, Jorge, em criar e manter a rádio, refletindo os desafios da democratização dos meios de comunicação no Brasil.
Vale muito a pena assistir e esse também está disponível no Youtube!
O Dilema das Redes
Cena do filme “O Dilema das Redes” / Imagem: NETFLIX
“Quando algo é uma ferramenta, ela fica apenas lá, parada, te esperando. Quando não é uma ferramenta, ela exige coisas de você [...] A tecnologia deixou de ter papel de ferramenta, para se tornar um vício e um meio de manipulação”.
Frase de um dos filmes mais comentados de 2020, “O Dilema das Redes” expõe o poder de manipulação das grandes empresas de tecnologia, como: Facebook, Twitter, Instagram e Google, e as consequências negativas do uso em excesso das redes sociais.
Considerado um docudrama – gênero híbrido que une aspectos de documentário e drama – o longa é composto por depoimentos de ex-funcionários e executivos de companhias de tecnologia, apresentando o lado obscuro dessas plataformas e seus efeitos: polarização política, desinformação, capitalismo de vigilância, através de algoritmos, e discurso de ódio. Dirigido por Jeff Orlowski, o filme da Netflix também se desenvolve através de cenas da rotina de uma família norte-americana fictícia, servindo para representar as falas e os temas abordados pelos especialistas.
“O Dilema das Redes” é bastante didático e essencial para quem quer se aprofundar na temática.
Privacidade Hackeada
Cena do filme “Privacidade Hackeada” / Imagem: NETFLIX
A influência e manipulação das redes sociais são direcionadas não só à venda de produtos, mas abrange todos os âmbitos da sociedade, incluindo a política. O documentário “Privacidade Hackeada”, também da Netflix, aborda justamente essa questão.
Dirigido por Jehane Noujaim e Karim Amer, o longa retrata sobre como a empresa britânica Cambridge Analytica utilizou, sem consentimento, os dados de milhões de usuários do Facebook na campanha eleitoral do atual presidente estadunidense Donald Trump. Através de algoritmos, a empresa utilizou os dados recolhidos para traçar perfis psicológicos dos eleitores, principalmente daqueles que ainda estavam indecisos, e direcionar propaganda, como: anúncios e fake news, com o intuito de influenciar no voto dos cidadãos.
O Menino da Internet: A história de Aaron Swartz
(REUTERS/Noah Berger)
O documentário, do diretor Brian Knappenberger, conta a história do programador e ativista Aaron Swartz, colaborador na criação do RSS e no desenvolvimento da plataforma Reddit, além de um dos maiores opositores do Stop Online Piracy Act (em português, Lei de Combate à Pirataria Online).
“O Menino da Internet” é relevante não só para conhecer a vida e o legado de um dos maiores nomes da luta pela internet livre, mas também entender temáticas de grande importância relacionadas ao ciberespaço: vigilância, acessibilidade, transparência na internet, hacktivismo e colaboração.
Informação é poder!
Comments